terça-feira, 20 de maio de 2008

pensar...

Estava eu muito bem a pensar no meus problemas, na minha própria vida.
A olhar para o meu lindo umbigo e a pensar pela milésima vez que a culpa daquele problema é exclusivamente devido à estupidez e orgulho que certas pessoas têm, e que não conseguem admitir bla bla bla...

Mas porque pensar em coisas parvas, do passado?! Em pessoas que ja mostraram o que querem e o que preferem perder?! Porque perder tempo a sofrer com estas porcarias insignificantes, quando há crianças a sofrerem e a morrerem por coisas muito piores [ esta é a parte em que a Susana diz: "Lá está a Patrícia a pensar que tem um bom coração e que vai salvar o mundo!" ]?

A Susana já me disse que não vale apena voluntariar-me para o IPO [ quero lá saber o que qualquer outra pessoa possa pensar! Uns podem achar um ideia ridicula e rirem-se, outros acharem que sou uma parva e uma estúpida e que ainda hei-de fazer as pessoas sofrerem mais. Não quero saber! Criticas construtivas, sim obrigada, mas destrutivas... supera-me primeiro! ].
Ligo-me demasiado ás pessoas, e é verdade, e acabo sempre por sentir o que elas vivem e viver o que elas sentem. Como é claro, alegro-me com a alegria dos meus amigos, entristeço-me com a tristeza deles. Enfim!
Custa-me tanto pensar que a esta hora poderia estar a contar uma história, ou a ver um sorriso, ou mesmo uns olhos lindos ou mesmo uns desenhos perfeitos de um ser tão fragil, tão puro, tão completo... Deve doer ser pai de uma criança com leucemia. Incrivelmente, são pessoas com uma força de vontade extraordinária!
Mas faz-me pensar o facto de estar aqui sentada, a escrever frases e paragrafos que sei que ditos me custariam muito mais, e estar a tentar arranjar uma maneira de dizer ÉS O MEU MELHOR AMIGO a uma pessoa que já não quer saber... A uma pessoa que, de facto, não é "o meu melhor amigo", em vez de poder estar a ajudar alguém, e, ao mesmo tempo, ajudar-me a mim mesma. Ajudar-me a crescer, ajudar-me a não me ligar demasiado ás pessoas. Ajudar-me a não sofrer com o que basta ser compreendido e aceite...

Poderá uma criança transformar tanto alguém?
Gostava de poder pensar que sim!
Pode ser que alguém dia ganhe forças para passar por lá... E é aqui tão próximo...
Pode ser que esse dia seja hoje...
Pode ser...



___________________________________
For the minute all you have is a hand full of nothing...

1 comentário:

Anónimo disse...

Feliz ou infelizmente já tive de entrar no IPO e vaguear por aqueles corredores... sentir quase um arrepio por cada criança que por mim passava, careca, com máscara... olhava-as nos olhos e aqueles pequenos segundos transmitiam muito mais do que um "coitadinhaaa"... queria que se transformassem em força, em coragem, em determinação... mas lá no fundo não era preciso, aquelas crianças têm uma força de viver inigualável... às vezes apenas basta sorrir-lhes... é inexplicável o que se sente quando se está lá, o que nos rodeia consome-nos pura e simplesmente... e faz-nos perceber e minimizar as pequenas coisas da nossa vida que por vezes, no desespero, nos podem parecer grandes problemas...

AC*