sexta-feira, 18 de junho de 2010

Honestidade

What you want
(oo) Baby, I got
(oo) What you need
(oo) Do you know I got it?
(oo) All I'm askin'
(oo) Is for a little honesty when you come home (just a little bit)
Hey baby (just a little bit) when you get home
(just a little bit) mister (just a little bit)
(adaptado)

Tenho conhecido muita gente. Pessoas que me arrependo sequer de ter confiado e dado o meu coração. Já conheci também pessoas nas quais confio não só o coração mas a vida. Mas pelo amor de Deus. Por tudo o que há de mais sagrado no mundo, sejam honestos. Não tentem mostrar uma coisa que não são. Não queiram ter mais do que podem. Não tenham para mostrar! Ponham antes nas pequenas coisas que fazem a vossa grandeza. O dinheiro não é tudo. Um dia morremos, e ele fica. Deixa-nos, abandona-nos! Desprende-se como se nunca tivesse sido nosso. E porquê mostrar-mos que somos mais e melhor? Porquê a mania das grandezas? "A vida é feita de nadas", porquê quereres tudo? Exibires-te? Quereres ter mais? A grandeza dos outros, ou mesmo a tua afecta-me. Perturba-me, sim! Mas garanto-te que sou uma pobre feliz. Uma menos rica a quem não falta nada. Lá por o meu telemóvel ser um tijolo, os meus ténis terem atacadores pouco novos, o meu portátil não ser o melhor do mundo, o meu carro não ser meu, tenho orgulho em tudo o que tenho, pois tenho! E não preciso tentar ser mais do que os outros. São as coisas que eu gosto, e que me fazem feliz. Não uns ténis Nike ou Adidas só porque são de marca. São os meus ténis confortáveis que não me magoam os pés nem porventura a alma. É o telefone que não me desilude. A mania das grandezas já me passou, pois vi que nas pessoas mais honestas e mais "pequenas" estão corações bons, e realmente felizes. Pessoas trabalhadoras, que não precisam de exibir o muito que têm.

Por uma destas pessoas honestas, que não precisou de se mostrar maior e melhor, e que soube manter a descrição e a honestidade, os meus sinceros parabéns. Tu sabes que estou sinceramente feliz por ti, pois merecias esta GRANDE vitória! Ainda bem que nas coisas pequenas da tua vida, espalhaste o bom que tinhas em ti!

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és, no mínimo que fazes... (Fernando Pessoa)

Sem comentários: