terça-feira, 16 de junho de 2009

Amor


s. m., sentimento que predispõe a desejar o bem a alguém; sentimento de afecto ou extrema dedicação; apego; sentimento que os impele para o objecto dos nossos desejos; atracção; paixão; afecto; inclinação; relação amorosa; aventura; objecto da afeição; adoração; veneração; devoção; coloquial para uma pessoa muito simpática;

(Do lat. amóre-, «id.»)



Amor é uma palavra sem definição. Quantas vezes não é o sentimento que nos predispõe a desejar cobras e lagartos a alguém? Quantas vezes não suplicamos por menos dedicação, ou pelo menos por uma dedicação não tão extrema? Como pode ser esta a definição de amor de alguém?

Amor é mais que aventura. Amor é ter olhos e não ver, ter boca e não falar, ter ouvidos e não ouvir. É ter mãos e não tocar, é estar sozinho mas sentir, é ter dicionário, mas continuar a não ter palavras.

Uma inclinação. Uma queda para um abismo que não sabemos que fim terá. Uma queda de dias, meses, anos. Há quem se magoe, mas volte a inclinar-se demais e caia outra vez. Há quem tenha medo de cair outra vez, e não caia jamais. O mundo é feito de todas essas pessoas que caiem, umas melhores, outras piores.

O amor é aquilo que nos faz pensar o que nunca teríamos pensado se estivéssemos sozinhos. Faz-nos crescer e amadurecer. Faz-nos dar significado e conjugar o verbo viver no futuro. Faz-nos mudar de rumo, faz-nos ver noutra direcção. Faz-nos sentir especiais, e da-nos poder para tornarmos alguém especial.

É o sentimento mais contraditório, mas sofredor. Amar dá dores de costas, dá dores de cabeça. Oferece dores incalculáveis, mas torna-nos sempre mais fortes. Amor mata e sabe morrer, mas nasce e trás vida todos os dias. Trás luz, alegria e felicidade. Amor sente-se mas não se vê. amor ama-se e pronto.

Amor vai e vem.

Amor permite-nos sonhar, conseguir. Deixa-nos ser melhores a cada dia. Amor dá-nos razão, mesmo que não a tenhamos. Amor adoça-nos, deixa-nos quentes de frio. Frios de calor. Amor.

Amor é dar ouvidos ao absurdo e troca-lo por miúdos. Amor é ser dois mas querer ser um.

Amor é amar sozinho, acompanhado, nas rua, em casa, na praia, com os amigos, a família, o vizinho, os avós, os pais, o cão, as flores. Amar é vestido ou despido, verão ou inverno ou outono ou primavera. É Prada e Chineses. Amor é "viverão felizes para sempre" e "até que a morte vos separe". Amor é dois e três e quatro. Amor é comer Kebab com molho picante. Amor é de calças ou saia, depressa ou devagar, com café, a comer gelado ou a beber água. Amor é escrever sem pensar, falar com o coração, sentado, de pé ou deitado. Amor é a Ana Rute e o Nuno, o Joel e a Mariline, a Carolina e o Miguel. Amor é coisas, coisinhas, cenas e ceninhas. É centro, sul ou até norte! É esquerda e direita, ou os dois ao mesmo tempo! É sentir a tua mão doce nos meus cabelos, e a tua voz nos meus ouvidos. É pop, hip hop, dance, house, metal, trance, electro, fado, pimba. Amor é pimba e Pumba e Timon e Rei Leão e Pequena Sereia e Monstro e Bela e Buzz e Shrek e Fiona e Romeu e Julieta e Pedro e Inês. Amor é comédia, tragédia e acção.

Amor é a vida toda e mais alguns minutos. Amor é sermos agora o que queremos ser para sempre. Amor é... Amor é amor. Aquilo que nos torna diferentes e nos muda. Que nos torna iguais ao que achamos certo e que nos dá um rumo. Deixa-nos responsáveis e com mais juízo. Sim, é isto que eu espero. É isto que eu quero. Ser Feliz. Contigo. "E vou amar até que o meu coração me doa. E vou amar até que o meu coração se parta. E vou amar até que não haja mais razão para viver". Para Sempre. =))

1 comentário:

INTER disse...

Será que o amor é só isso???